IPVA 2024 em São Paulo

Foto: Group Publishing
IPVA 2024 em São Paulo

Proprietários de veículos em São Paulo já podem consultar e pagar o IPVA 2024 com facilidade. A consulta pode ser feita em instituições bancárias, terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos móveis dos bancos, utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.

Consulta e Pagamento Simplificados

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) oferece a opção de consulta do valor do IPVA 2024 em seu portal, além do acesso ao valor venal do veículo no Sistema de Veículos (Sivei), mediante o número do Renavam e a placa do veículo.

Formas de Pagamento Flexíveis

Os proprietários podem pagar o IPVA em janeiro, com desconto de 3% em cota única, ou parcelar o tributo, começando o pagamento da primeira parcela no mesmo mês. A novidade para 2024 é o pagamento via Pix, proporcionando mais agilidade e praticidade.

Informações sobre a Frota e Calendário de Pagamento

São Paulo tem uma frota de cerca de 28,3 milhões de veículos, dos quais 18,5 milhões são sujeitos ao IPVA. Destes, aproximadamente 8,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos. A arrecadação estimada para 2024 é de R$ 27,6 bilhões, dividida entre municípios e Estado.

Opções de Pagamento e Consequências do Atraso

Os proprietários têm opções de pagamento, incluindo desconto em cota única ou parcelamento. Atrasos implicam em multa diária e juros de mora, podendo levar à inscrição do débito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual, afetando o licenciamento do veículo.

Inovações e Modernização do Processo

O IPVA 2024 traz inovações nas formas de pagamento, como o Pix, refletindo a modernização dos meios de arrecadação. O Estado continua investindo em melhorias na qualidade de vida da população com os recursos arrecadados.

Todo o conteúdo apresentado nesta notícia é propriedade exclusiva desse portal [Título do Site]. A reprodução, transmissão, distribuição ou armazenamento de parte ou de todo o conteúdo, em qualquer formato ou meio, sem prévia autorização escrita do Portal, é expressamente proibida e constitui uma violação da lei de direitos autorais. Reservamo-nos o direito de tomar as medidas legais cabíveis contra qualquer indivíduo ou entidade que viole nossos direitos de propriedade intelectual.

Relacionados

Newsletter

Seja o primeiro a saber das notícias mais recentes!