IPVA 2024 em São Paulo: consulta e novidades de pagamento

Foto: Group Publishing
IPVA 2024 em São Paulo: consulta e novidades de pagamento

Os proprietários de veículos no Estado de São Paulo já podem consultar e efetuar o pagamento do IPVA 2024 em instituições bancárias. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular dos bancos, mediante o número do Renavam e a placa do veículo.

Detalhamento:

O processo de verificação do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024 também pode ser realizado diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) por meio do endereço eletrônico https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx , utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.

Além disso, a Sefaz-SP disponibiliza a consulta do valor venal do automóvel para 2024 no Sistema de Veículos (Sivei), bastando informar a placa do veículo.

No que diz respeito às formas de pagamento, os proprietários têm a oportunidade de antecipar o recolhimento do imposto em janeiro, mediante cota única com desconto de 3%, ou parcelar o tributo, efetuando o pagamento da primeira parcela no mesmo mês.

Esta opção de adiantamento do pagamento em cota única se mostra atrativa, oferecendo um rendimento superior ao de outras alternativas de investimento.

Uma novidade para o ano de 2024 é a introdução do pagamento via Pix. A Sefaz-SP implementou esta modalidade para tornar o recolhimento do IPVA mais rápido e facilitado.

Esta opção permite o pagamento por meio de QR code em aproximadamente 800 instituições financeiras, ampliando a acessibilidade aos contribuintes, especialmente àqueles que optam por instituições bancárias digitais.

Informações sobre a frota e calendário de pagamento:

O Estado de São Paulo abriga uma frota de aproximadamente 28,3 milhões de veículos, dos quais 18,5 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA.

Dentre esses, cerca de 8,9 milhões são veículos isentos, por terem mais de 20 anos de fabricação. Existem também 900 mil veículos considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento.

A arrecadação estimada da Fazenda com o IPVA em 2024 é de R$ 27,6 bilhões, com metade deste valor destinado aos municípios onde os veículos estão registrados, e a outra metade destinada ao Estado.

Estes recursos são investidos em melhorias na infraestrutura e serviços públicos, como saúde e educação.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem inalteradas. Carros de passeio estão sujeitos a 4% de alíquota, motocicletas e caminhonetes a 2%, e caminhões a 1%. Locadoras de veículos registrados em São Paulo têm alíquota de 1%.

Opções de pagamento e implicações do atraso:

Os proprietários têm diferentes opções de pagamento, incluindo cota única com desconto ou parcelamentos em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, dependendo do final da placa do veículo.

Atrasos no pagamento resultam em multa diária de 0,33% e juros de mora, podendo levar à inscrição do débito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual, afetando o licenciamento do veículo.

O IPVA 2024 em São Paulo traz inovações nas formas de pagamento, visando oferecer mais comodidade aos proprietários.

As diferentes alternativas de pagamento e a implementação do Pix refletem a modernização dos meios de arrecadação, enquanto o Estado continua a destinar recursos para melhorias na qualidade de vida da população.

Todo o conteúdo apresentado nesta notícia é propriedade exclusiva desse portal [Título do Site]. A reprodução, transmissão, distribuição ou armazenamento de parte ou de todo o conteúdo, em qualquer formato ou meio, sem prévia autorização escrita do Portal, é expressamente proibida e constitui uma violação da lei de direitos autorais. Reservamo-nos o direito de tomar as medidas legais cabíveis contra qualquer indivíduo ou entidade que viole nossos direitos de propriedade intelectual.

Relacionados

Newsletter

Seja o primeiro a saber das notícias mais recentes!